BOA DICA!


Intel Core i7-3960X: o processador mais caro que o dinheiro pode comprar

Chip com seis núcleos reais e clocks de quase 4 GHz chega ao mercado norte-americano por 1.050 dólares.
Por Renan Hamann em 12 de Dezembro de 2011

Intel lançou no mercado norte-americano o mais novo modelo de processadores da linhaSandy Bridge Core i7 Extreme (os mais potentes de cada geração). Sob o nome i7-3960X, o chip traz alguns recursos arrasadores que superam, de longe, até mesmo os mais completos dispositivos que faziam parte do catálogo da empresa.
Como top de linha da fabricante de processadores, é de se imaginar que um preço alto seja cobrado por ele. A Intel anunciou valores que se iniciam nos 990 dólares para revenda e não encontramos lojas virtuais dos Estados Unidos vendendo o dispositivo por menos de 1.049 dólares (1.875 reais).
Você quer saber quais são os recursos oferecidos pelo processador? Então se prepare para conhecer um pouco mais sobre as principais características presentes no chip que é o top de linha da Intel para este Natal.

Seis núcleos de processamento

Um dos principais pontos do Intel Core i7-3960X são os seis núcleos reais (cores) e doze simulados (threads) rodando em clocks (clique aqui para saber mais sobre o tema) de 3,3 GHz, podendo chegar aos 3,9 GHz graças à tecnologia Turbo Boost. Isso garante uma gama muito grande de operações e serviços sendo executados ao mesmo tempo, sem apresentar travamentos.
Ampliar(Fonte da imagem: Divulgação/Intel)
E esses clocks podem ser ainda mais altos, graças ao desbloqueio de multiplicador oferecido pelo processador. Geralmente, chips possuem o multiplicador bloqueado, obrigando os usuários que querem fazer overclock a alterarem a tensão elétrica aplicada ao dispositivo.
Com o desbloqueio, as frequências permitidas no clock podem ser aumentadas para deixar o processador ainda mais rápido. “Mas o que este multiplicador está multiplicando?” A resposta está na frequência do Barramento Frontal da placa-mãe, pois é ela que será levada até o processador.
Por exemplo: uma placa-mãe com Barramento Frontal de 200 MHz para ter a frequência de processamento de 2 GHz precisará de um processador com multiplicador de 10 vezes. Se este multiplicador for bloqueado, para o overclock, será necessário modificar a tensão (voltagem). Mas se for desbloqueado, será possível alterar para 11 ou 12 e conseguir clocks de 2,2 ou 2,4 GHz, respectivamente.

Memória cache de 15 MB

memória cache é o local em que ficam armazenadas as informações de acesso rápido do computador. São dados frequentemente acessados pelo chip, evitando que existam períodos de latência entre ordem e execução das tarefas. Caso a memória cache não existisse, os processos seriam limitados à velocidade da memória, perdendo muito do que os processadores têm a oferecer.
Ampliar(Fonte da imagem: Divulgação/Intel)
Atualmente, processadores apresentam capacidade de memória cache para até 8 MB, com alguns casos mais avançados de 12 MB. O novo processador Intel Core i7-3960X vai muito além disso e oferece 15 MB para os usuários.

Controle de memória em quatro canais 1600 MHz

Para oferecer mais compatibilidade entre CPU e RAM, o Intel Core i7-3960X apresenta tecnologia de controle de memória em quatro canais. Isso garante frequências de até 1600 MHz para acesso mais rápido às informações que estão armazenadas no computador.
Esses quatro canais de comunicação permitem uma largura de interface de memória de até 51,2 GB/s. Segundo a própria Intel, o controlador de memória do Intel Core i7-3960X garante menos latência para “desempenho incrível em aplicativos que exigem processamento mais intenso”.

Novo chipset X79

Junto com o processador, a Intel apresentou o novo chipset X79, que garante muito mais recursos do que a versão anterior (X58). Uma das principais melhorias é o suporte à tecnologia PCI-Express 3.0, que oferece muito mais velocidade na transmissão de dados entre as  placas de expansão e a placa-mãe. Também serão controlados pelo novo chipset:
Ampliar(Fonte da imagem: Divulgação/Intel)
  • Intel High Definition Audio;
  • 8 portas PCI-Express;
  • 6 portas SATA;
  • Intel SSD 3.0;
  • Intel Firmware e BIOS;
  • Intel Extreme Tuning;
  • Rede ethernet;
  • Até 14 portas USB 2.0.

Alto consumo de energia

O Intel Core i7-3960X não pretende ser modesto em nada. Sendo criado para desktops, ele consome muito mais energia do que qualquer processador feito para notebooks. A média de gasto é de 130 watts, o que demanda fontes mais potentes para suprir toda a energia.
Lembrando que o processador foi criado para computadores mais robustos, a maioria dos usuários também deve possuir placas de vídeo mais fortes e outros componentes que também exigem mais eletricidade. Por isso, é essencial que a fonte utilizada seja bastante avançada e compatível com o sistema.
.....
Mesmo com o alto consumo de energia, este processador é um dos melhores que podem ser encontrados atualmente. Os seis núcleos reais do chip fazem com que ele seja perfeito para os games mais avançados da atualidade, contando ainda com os benefícios da compatibilidade com as placas de expansão PCI-Express 3.0.
Se você está procurando montar um computador que possa permanecer com o mesmo chip principal por alguns anos, o Intel Core i7-3960X é uma ótima opção. O preço dele é um pouco salgado, mas caso você tenha condições de compra-lo, dificilmente se arrependerá.





Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/intel/16496-intel-core-i7-3960x-o-processador-mais-caro-que-o-dinheiro-pode-comprar.htm#ixzz22DWRBAGe


Desfragmentação de disco: por que fazer e como ocorre?

Por Fabio Jordão em 9 de Abril de 2009

Você provavelmente já deve ter visto vários sites ou ouvido muitos técnicos comentarem o quão importante é realizar uma desfragmentação periódica em seu PC. Contudo, ninguém nunca te explicou o porquê de fazer isso, a única frase que utilizam sempre é: faça a desfragmentação, porque ela deixa o computador mais rápido. Como o Baixaki gosta de levar você a conhecer melhor o mundo da informática, hoje explicaremos um pouco sobre a desfragmentação e o real motivo para você fazê-la.
Entulhando o disco rígidoPara você ter uma ideia do porquê de fazer a desfragmentação, é necessário primeiramente entender como os arquivos são armazenados no disco rígido.Pois bem, vamos a uma explicação simples. O armazenamento de arquivos depende principalmente do sistema operacional, porém vamos abordar somente a maneira como o Windows trabalhar com os arquivos, porque ele é o sistema que mais necessita de desfragmentação.
Primeiramente confira o infográfico abaixo e então leia o texto explicativo.
HD novo com conteúdo recém-instalado
Legenda: HD com o sistema recém-instalado
Na imagem acima, você pode conferir o exemplo de um HD que tem o sistema Windows recém-instalado, programas gerais, alguns jogos e softwares específicos de porte maior. Na figura abaixo você verá o que acontece quando você remove alguns dados que estejam no disco.
Ao deletar arquivos, buracos aparecem
Legenda: Após deletar alguns dados e desinstalar programas, o HD fica com buracos
Repare que as partes que estão preenchidas com um degradê de preto e branco são as áreas onde havia algum programa ou jogo. Agora que este conteúdo foi apagado (desinstalado), o disco rígido fica com buracos, não fisicamente, mas virtualmente são espaços onde não há nada instalado. Repare na figura a seguir, o que acontece quando instalamos algo novo no disco rígido.
Ao instalar novos programas, eles serão inseridos nos buracos que foram criado após deletar algum conteúdo
Legenda: Novos aplicativos irão entrar nos buracos
Veja que as áreas pintadas com uma mistura de tons de verde é o espaço ocupado pelo Jogo 4. Contudo, o Windows não conseguiu inseri-lo em um mesmo espaço, sendo que foi necessário separar os dados em partes. Uma parte do jogo está bem distante das outras duas, fator que irá complicar muito na hora em que você for abrir e utilizar o conteúdo deste jogo (mais adiante há uma explicação mais detalhada).
Além disso, o “Espaço Livre 2” é uma área onde havia conteúdo e agora não há mais, que futuramente estará com muitos outros dados. Confira na imagem abaixo, como seu HD pode ficar após um ano — ou até menos tempo — de uso, de tanto instalar (e desinstalar) jogos e programas e de salvar tantos dados no disco.
HD fragmentado
Legenda: Após muito tempo, o HD virou uma bagunça e está todo fragmentado
Note o que o Windows se obriga a fazer quando você não para de instalar e desinstalar softwares. Ele reparte tudo, deixa cada parte dos programas e dos documentos espalhados pelo disco rígido, exatamente como se os programas estivessem em fragmentos. Isso começa a dificultar cada vez mais o acesso a qualquer arquivo dentro do HD, porque seu disco terá de ler um pedaço do arquivo na parte inicial do disco e outro no final.
O Windows quebra qualquer arquivoPara não ter de ficar trabalhando constantemente, o Windows se aproveita de qualquer espaço vazio que você tenha em seu disco rígido. Suponhamos que você deletou alguns arquivos de música que totalizavam 30 MB. Logo após isso, você baixou o trailer de um filme que tem 50 MB de tamanho. O Windows não irá perder tempo organizando seus arquivos para colocar o trailer completinho em um mesmo lugar. Ele simplesmente deixa 30 MB do trailer onde estavam seus arquivos de música e coloca os outros 20 MB em outro setor qualquer.
Organizando a bagunça e juntando fragmentosO Windows é um sistema que tem uma tendência bem maior a deixar os dados do disco rígido sempre bagunçados. Sabendo disso, a Microsoft incluiu no sistema um desfragmentador de disco e usá-lo é uma obrigação do usuário que não quer ter um sistema operacional veloz funcionando como uma “lesma”. Portanto, é altamente recomendado que a cada três meses (ou até em menos tempo que isso) você execute o desfragmentador. Veja no infográfico o que o desfragmentador faz com os dados do disco rígido.
Após desfragmentar
Legenda: Ao desfragmentar, o Windows agrupa as pastas e arquivos do mesmo tipo em um mesmo local
.Repare que o desfragmentador do Windows agrupou os jogos num mesmo local, os documentos estão todos juntos, os softwares agora ficam em um mesmo setor do disco. Vale frisar que o desfragmentador obedece à ordem das pastas e não dos tipos de arquivos. O processo não se resume somente a organização dos arquivos, mas principalmente a união dos fragmentos dos arquivos, daí o nome “Desfragmentador”.
Por exemplo: ele verifica que você possui o jogo Gears of War instalado, contudo, durante a instalação não havia espaço suficiente em um mesmo setor, sendo que o instalador foi obrigado a separar os 10 GB (GigaBytes) do jogo em vários locais.
Sendo assim, o desfragmentador irá unir todas as DLLs, arquivos de som, vídeo e demais arquivos do Gears of War em um mesmo local, para que quando você for abrir o jogo, o Windows não tenha de buscar as DLLs necessárias em outro local.
Por que ao desfragmentar, os arquivos de mesmo tipo não ficam num mesmo lugar?Pois bem, para explicar isso é bem fácil, pegue o mesmo exemplo utilizado acima. Caso o desfragmentador unisse todas as DLLs do seu disco em um mesmo setor, o sistema operacional teria um grande problema para rodar o jogo, porque ele teria de abrir o executável do arquivo num local  do disco e procurar as DLLs junto com outras muitas DLLs do Windows (aquelas que ficam nas pastas System e System32). Isso seria um problema, porque além do Windows ter de ficar procurando arquivos no meio da bagunça, o disco rígido seria utilizado constantemente, podendo estragar em muito pouco tempo.


FONTE: http://www.tecmundo.com.br/









Família Intel: quais as diferenças entre o Intel Celeron, Pentium Dual Core e Core2Duo?

Por Fabio Jordão em 27 de Março de 2009

         E foi o que a fabricante fez, criou o Intel Core2Duo. Um processador robusto, eficiente, com uma arquitetura renovada e que era capaz de rodar as mais pesadas aplicações com um clock bem baixo. O Core2Duo está presente nos computadores voltados a games e em notebooks mais potentes e certamente é um processador que só não irá perdurar por muito tempo, porque os quad cores tendem a dominar o mercado.Após a criação dos Core2Duo, a Intel resolveu renovar a linha Pentium. Logo surgiu o Pentium Dual Core, que utiliza a mesma tecnologia dos Core2Duo, porém tem a velocidade e a memória cache L2 reduzidas.A história do Celeron ocorreu conjuntamente com a do Pentium. Sendo um processador com longo tempo de vida, o Celeron sempre teve seu desempenho — e consumo de energia — reduzido, porém foi e ainda é um processador muito bom para trabalhar com aplicativos de escritório e para o uso diário. O Celeron era um processador de apenas um núcleo, porém a fabricante notou que o processador logo sairia do mercado se assim continuasse, e portanto, criaram Celerons de dois núcleos.Tecnologias e detalhes internosTabela comparativa de processadores
* Apenas os modelos de 45nm possuem esta tecnologia,** Os Intel Core2Duo da série E4000, E7000 e E8100 não são capazes de executar esta tecnologia.
        Nossa tabela se refere aos seguintes processadores: Intel Celeron série 400, Intel Celeron série E1000, Intel Pentium Dual Core série T2000, Intel Pentium Dual Core série E2000, Intel Pentium Dual Core série E5000, Intel Core2Duo série E4000, Intel Core2Duo série E6000, Intel Core2Duo série E7000 e Intel Core2Duo série E8000.A maior parte dos processadores citados na tabela tem suporte à tecnologia de 64 bits, detalhe que deve ser muito observado em qualquer processador. Além disso, o cache L1 desses processadores também é igual, portanto não falaremos a respeito disso nas descrições de cada processador.Um grande diferencial dos processadores de dois núcleos da Intel, é que, ao contrário dos CPUs da AMD, a memória cache L2 é compartilhada para os dois núcleos. Claro que a Intel possui essa característica devido ao fator de seus processadores terem uma arquitetura totalmente diferente dos da AMD. Frisa-se ainda que, apesar desse pequeno detalhe parecer fazer grande diferença, os processadores Intel não ficam nem um pouco atrás dos CPUs da concorrente.CeleronAo conferir os detalhes de nossa tabela, vê se bem o porquê do Celeron não ser indicado para tarefas pesadas. Repare que ele tem um número limitado de tecnologias, possui memória cachê L2 bem baixa, o clock dele é bem inferior e a maioria dos processadores da série Celeron possui apenas um núcleo.Pentium Dual CoreMuitos confundem o Pentium Dual Core com o Pentium D, mas há muita diferença entre eles. Confira nosso artigo sobre Processadores Intel  e saiba o que os diferencia. O Intel Pentium Dual Core é, na verdade, um processador que tem seu desempenho próximo a alguns Core2Duo e bem superior aos processadores Celeron.Pentium Dual Core possui realmente dois núcleos?Uma grande dúvida que muitos usuários têm quanto ao Pentium Dual Core é se ele realmente possui dois núcleos. De fato isso sempre foi um assunto meio nublado, pois a Intel não liberava muitas informações a respeito. Para que você possa sanar suas dúvidas, o Baixaki vai explicar.A tecnologia de Núcleo Duplo da Intel foi criada há um bom tempo, porém no começo os chips da fabricante eram fabricados com a tecnologia de 90nm (as peças eram maiores), fator que não permitia incluir dois chips separados no mesmo processador. Sendo assim, a empresa se forçou a colocar tudo junto. Com o lançamento da tecnologia de 65nm, finalmente a empresa pode separar os núcleos, sendo que cada núcleo teria acesso independente ao restante dos componentes do processador.Mais sobre o Pentium Dual CoreSendo um processador barato e apresentando um desempenho razoável para diversas tarefas, o Pentium Dual Core é altamente recomendado para usuários que não queiram gastar muito e desejem executar até alguns jogos recentes.Core2Duo
Core2Duo - O melhor desempenho geral e ponto final.
Como você pode ver, o Core2Duo tem todas as características para ser o melhor processador. Veja que a frequência dele é muito superior aos demais CPUs, sem contar a memória cache L2 (que chega a ser 12 vezes maior do que a do Celeron). Relembra-se ainda que em um processador, a memória cache L2 e o clock realmente são fatores que fazem toda a diferença.Além disso, a quantidade de tecnologias que os núcleos do Core2Duo possuem é bem maior. Ele é o único processador com instrução SSE4.1 e com a tecnologia de virtualização. Essas duas tecnologias são muito utilizadas nos mais recentes games e para sistemas operacionais avançados (os quais suportam rodar outro sistema simultaneamente por emulação).A tecnologia “Intelligent Power Capability” é um dos fatores mais interessantes dos Core2Duo, pois é um recurso que faz o processador utilizar a energia de forma mais eficiente, gastando menos bateria (quando utilizado em notebooks) e esquentando menos o processador.Detalhes geraisRepare bem que há apenas dois fatores em comum nos processadores Intel: a memória cache L1 e o soquete do processador. Apesar de o soquete ser o mesmo, vale frisar que nem todos estes processadores funcionam em qualquer placa-mãe que venha com preparada para processadores soquete 775. Na verdade, a grande incompatibilidade de processadores com placas-mãe ocorre em decorrência do fator energia. Por exemplo: uma placa-mãe criada para processadores Celerons tende a não suportar um modelo de Intel Core2Duo, porque este processador utiliza muito mais energia.Outro detalhe que diferencia muito estes processadores é o suporte a diferentes tipos de memória. Todos trabalham com memória DDR, todavia, os CPUs da linha Core2Duo suportam memórias com velocidade muito superior.Você tem um processador Intel?Infelizmente, não pudemos mostrar os infográficos da arquitetura de cada processador, porque a Intel não libera muitos detalhes sobre seus CPUs. Nosso artigo termina aqui, espero que tenha gostado. Compartilhe conosco sua experiência com processadores Intel, sua participação é fundamental em nossos artigos
          Os três processadores mais vendidos, suas especificações e respectivas capacidades.A Intel possui três modelos principais de processadores no mercado brasileiro. Voltado à navegação na internet e tarefas básicas, a empresa dispõe o Intel Celeron. Para usuários mais exigentes, há o Pentium Dual Core, que já tem tecnologia de dois núcleos. E para quem deseja jogar games e efetuar tarefas que exijam alto desempenho, a fabricante número um de processadores possui o Intel Core2Duo. Todavia, o que os diferencia internamente? Quais as especificações de cada um?Isso é o que veremos neste artigo, porém é altamente recomendável que antes você efetue a leitura do artigo “dicionário de hardware” para não ficar sem saber o que determinados termos representam. Boa leitura!Intel - A fabricante que mais vende processadores no mundoComo eles entraram no mercadoO Pentium é simplesmente o processador mais famoso (e provavelmente o mais vendido) da história da computação. Este nome simplesmente foi o que fez a Intel crescer enormidades nos negócios da informática e certamente é um nome que ainda ajuda muito a empresa. A Intel sempre manteve as linhas de processadores Pentium como sendo o que há em “TOP”. Contudo com a entrada dos processadores de dois núcleos, a empresa teve que mudar essa característica.O principal problema que ocorre com o Pentium, era o fato de ele necessitar de um clock (velocidade especificada em MHz ou GHz) muito elevado para atingir o desempenho apresentado pelos processadores da concorrência. O grande empecilho consistia na arquitetura do processador, que teria de ser totalmente alterada para que com um clock menor, os processadores aquecessem menos e executassem tarefas mais rapidamente.

FONTE: http://www.tecmundo.com.br

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/1826-familia-intel-quais-as-diferencas-entre-o-intel-celeron-pentium-dual-core-e-core2duo-.htm#ixzz1wXoowSyo


Quais as diferenças entre os processadores Intel Core i3, i5 e i7?

A era dos múltiplos núcleos chegou para ficar e com ela surgiram muitas dúvidas. Conheça hoje os detalhes dos novos processadores da Intel.

Por Fabio Jordão em 18 de Março de 2010


   A tecnologia avançada na área de hardware possibilita um avanço desenfreado nos processadores, o que faz o usuário ficar cada vez mais perdido em meio a tantas opções e novidades. Você certamente já deve ter ouvido falar ou até mesmo experimentado um computador dotado dos novos processadores da Intel, porém já sabe as diferenças entre os novos modelos da maior fabricante de CPUs?
A equipe do Baixaki decidiu criar um artigo especial para falar um pouco do muito que estes novos processadores têm a oferecer. Este artigo visa abordar de uma forma compreensível as especificações, capacidades e recomendações de uso sobre cada um. Obviamente, o artigo serve para qualquer usuário que esteja buscando conhecimento e informações gerais, mas também é voltado àqueles que pretendem adquirir um novo CPU.
Apresentando os novos processadores da Intel
Conheça o Intel Core i3
          Como todos já devem saber, a Intel lançou três modelos de processadores diferentes. Cada um possui um foco, pois existem usuários com interesses distintos. O Intel Core i3 é a linha de CPUs voltada aos menos exigentes. Por pertencer à nova linha Core, o i3 traz dois núcleos de processamento, tecnologia Intel Hyper-Threading (que possibilita a realização de mais tarefas), memória cache de 4 MB compartilhada (nível L3), suporte para memória RAM DDR3 de até 1333 MHz e muito mais.
Intel Core i3Achou pouco? O Core i3 tem mais segredos na manga
Os CPUs da linha Core i3 parecem fracos, contudo eles vieram para substituir a antiga linha Core2Duo. Qualquer Core i3 vem equipado com um controlador de memória DDR interno (o que já ocorre há muito tempo nos processadores da AMD), um controlador de vídeo integrado — Intel HD Graphics que opera na frequência de 733 MHz — e o suporte para utilização de duplo canal para memória RAM (o que significa que as memórias trabalham aos pares).
Tecnologia Intel Hyper-Threading
Em uma época em que os processadores de múltiplos núcleos estão dominando, a Intel decidiu criar modelos que pudessem simular uma quantia ainda maior de núcleos. Se você for analisar que os CPUs da linha Core i3 possuem apenas dois núcleos, pode imaginar que eles não durem muito mais. Contudo, com a utilização da Intel Hyper-Threading, os processadores i3 “ganham” dois núcleos a mais.
            Quem já possui um Intel Core i3 deve ter reparado que o Windows detecta quatro núcleos, contudo esse artifício da duplicação dos núcleos não significa muito. E quem pensou que o i3 realmente trabalharia como um processador de quatro núcleos se enganou completamente. Para perceber a diferença entre um processador de quatro núcleos e outro de dois, basta comparar os resultados em desempenho.
                Por exemplo, se você colocar um Core i3 ao lado de um Intel QuadCore, não há dúvidas de que o QuadCore terá um desempenho muito maior (em qualquer atividade). Claro que isso não significa que a nova tecnologia não serve para nada, muito pelo contrário. A Intel Hyper-Threading é ideal para momentos em que você precisa efetuar várias atividades simultaneamente. Essa tecnologia serve para que um núcleo consiga realizar duas atividades ao mesmo tempo, daí o motivo pelo qual a tecnologia, supostamente, faz os núcleos dobrarem em quantidade.
O que o i3 consegue realizar?
Tudo o que você quiser. Este processador de dois núcleos mostra-se uma excelente opção para qualquer tipo de atividade. Obviamente ele não é o mais rápido no que faz, mas vai ser muito difícil você encontrar um programa ou jogo que não seja executado com um Intel Core i3.
Troque sua placa-mãe
                O Core i3 chegou ao mercado de hardware faz muito pouco tempo, mas desde que apareceu complicou muito a situação para os usuários que gostariam de comprar um modelo da nova linha de processadores. Os modelos da linha Intel Core i3 utilizam um novo soquete (encaixe na placa mãe), fator que forçou as montadoras a criarem placas exclusivas para eles. Conhecido como socket LGA 1156, esse novo tipo de soquete será utilizado para os processadores Intel Core i3, i5 e pelos novos i7.
Novas placas-mãe, como esta ASUS P7P55D Deluxe, possuem o soquete LGA 1156
Dois modelos disponíveis
A Intel optou por restringir a linha de processadores de baixo desempenho, por isso criou somente dois para a linha Intel Core i3. Abaixo você confere as diferenças entre eles e também visualiza uma lista com todas as tecnologias que ele dispõe para aumentar o desempenho do seu PC.
ModeloFrequênciaNúcleosMemória cacheTecnologia HTTipo de memóriaVídeoSoquete
i3-530
2,93 GHz24 MB (nível L3)Sim (emula 4 núcleos)DDR3 (até 1333 MHz)SimLGA 1156
i3-5403,06 GHz24 MB (nível L3)Sim (emula 4 núcleos)DDR3 (até 1333 MHz)SimLGA 1156
Quero comprar um
              Os processadores das linhas Intel Core são lançamentos, portanto quem deseja optar por uma dessas novidades deve preparar o bolso. Caso você tenha interesse em um Intel Core i3, o gasto não é tão absurdo, mas certamente o custo total do computador pode ser desencorajador. Em nossas pesquisas encontramos o Intel Core i3 530 com preço mínimo de R$ 315e o Core i3 540 pode ser adquirido por R$ 380.
O Intel Core i5 é o intermediário
Enquanto o i3 fica responsável por atender aos usuários menos exigentes, o Intel Core i5 é encarregado de suprir as necessidades do mercado de porte intermediário, ou seja, aqueles mais exigentes que realizam tarefas mais pesadas. Disponível em modelos de dois ou quatro núcleos, os CPUs da linha i5 possuem até 8 MB de memória cache (nível L3) compartilhada, também utilizam o soquete LGA1156, controlador de memória DDR integrado, tecnologia Intel Hyper-Threading, tecnologia Turbo Boost e muito mais.
Um processador intermediário de alta velocidade
O que é e para que serve a tecnologia Turbo Boost?
         A tecnologia Turbo Boost da Intel promete aumentar a velocidade do processador automaticamente. Segundo o site da Intel, esta tecnologia é inteligente e trabalha 100% do tempo verificando frequência, voltagem e temperatura do processador. Ao notar uma baixa em um dos valores-padrão utilizados pelo CPU, este novo recurso aumenta a frequência e consegue um desempenho muito maior em qualquer aplicação.
Imagine que a temperatura do processador está abaixo do esperado e você deseja aumentar a velocidade. Com a utilização da tecnologia Turbo Boost você não precisa se preocupar, porque o seu Intel Core i5 vai alterar a frequência ou a voltagem do CPU sem sua permissão e logo você verá um aumento significativo em desempenho. Falando especificamente dos modelos i5, há a possibilidade de um aumento de até 800 MHz na velocidade. Caso você tenha interesse no assunto, pode conferir o artigo que o Baixaki criou sobre o Intel Turbo Boost.
Detalhes dos modelos atuais do Core i5
               Enquanto a linha i3 possui apenas dois processadores para atender aos usuários, a série Core i5 conta com seis modelos diferentes. Criamos uma tabela para você conferir as características técnicas de cada processador desta série, confira:
ModeloFrequênciaNúcleosTecnologiaMemória cacheTecnologia HTVídeoTipo de memóriaTurbo BoostSoquete
i5-6503,2 GHz232 nm4 MB (nível L3)Sim (emula 4 núcleos)SimDDR3 (até 1333 MHz)Sim (Até 3,46 GHz)LGA 1156
i5-6603,33 GHz232 nm4 MB (nível L3)Sim (emula 4 núcleos)SimDDR3 (até 1333 MHz)Sim (Até 3,6 GHz)LGA 1156
i5-6613,33 GHz232 nm4 MB (nível L3)Sim (emula 4 núcleos)SimDDR3 (até 1333 MHz)Sim (Até 3,6 GHz)LGA 1156
i5-6703,56 GHz232 nm4 MB (nível L3)Sim (emula 4 núcleos)SimDDR3 (até 1333 MHz)Sim (até 3,73 GHz)LGA 1156
i5-7502,66 GHz445 nm8 MB (nível L3)NãoNãoDDR3 (até 1333 MHz)Sim (Até 3,2 GHz)LGA 1156
i5-750s2,40 GHz445 nm8 MB (nível L3)NãoNãoDDR3 (até 1333 MHz)Sim (Até 3,2 GHz)LGA 1156
Quanto custa?
                Se você já achou o Core i3 caro, então se prepare para o valor cobrado pelos processadores da linha i5. Os processadores mais fracos (Intel Core i5 650) da linha i5 têm preços iniciais em R$ 485 e os mais robustos (Intel Core i5 750) chegam a custar aproximadamente R$ 600.
Vale o investimento? Do que o Intel Core i5 é capaz?
Investir tanto num processador e numa placa-mãe pode ser um desperdício de dinheiro em alguns casos. Usuários que vão rodar games de última geração e aplicativos de edição de vídeo talvez nem precisem de um i5. Considerando-se que tais tarefas requisitam muito mais desempenho da placa de vídeo do que poder de processamento do CPU, o gasto pode ser desinteressante.
Claro que se você pode pagar por um Core i5, não há por(espaço)que não investir num processador desses, afinal, ele é capaz de rodar tudo o que você imaginar. Vale frisar que os CPUs desta série não são os mais velozes que existem, portanto sempre haverá um processador capaz de rodar as mesmas aplicações com um desempenho ainda maior.
O mais alto desempenho: Intel Core i7
              A última palavra em tecnologia de processamento é o i7. A linha de processadores voltada ao público entusiasta e profissional traz muitos benefícios e especificações de cair o queixo. Todos os CPUs da série Core i7 possuem quatro núcleos (o i7-980X possui seis núcleos), memória cache L3 de 8 MB, controlador de memória integrado, tecnologia Intel Turbo Boost, tecnologia Intel Hyper-Threading, tecnologia Intel HD Boost e ainda o recurso Intel QPI.
Intel Core i7 - Sem limite de velocidade
Intel HD Boost? Para que serve?
          Com o avanço constante dos processadores, os softwares foram forçados a evoluir. Existem softwares que trabalham com conjuntos de instruções específicas, as quais precisam estar presentes nos processadores para que o programa seja executado com a máxima performance. Os conjuntos de instruções principais são denominados como SSE, sendo que existem programas que utilizam instruções diferentes.
A linha de processadores Intel Core i7 trabalha com a tecnologia Intel HD Boost, a qual é responsável pela compatibilidade entre CPU e programas que usam os conjuntos de instruções SSE4. Tal característica possibilita um maior desempenho em aplicativos mais robustos que necessitam de um poder de processamento de alto nível.
Intel QPI
           O recurso Intel QPI, ou QuickPath Interconnect (Interconexão de caminho rápido), serve para aumentar o desempenho do processador — óbvio, não é mesmo? Afinal, todas as tecnologias são criadas para isso —, contudo, esta trabalha de uma maneira bem diferente .
Ao invés de aumentar a frequência ou a tensão, o recurso Intel QPI aumenta a largura de banda (o que permite a transmissão de mais dados) e diminui as latências. Vale salientar que este recurso só está presente nos CPUs Intel Core i7 da série 900 e possibilita taxas de transferência de até 25.6 GB/s.
Conheça tudo sobre os modelos da linha Intel Core i7
Abaixo publicamos uma tabela com as características técnicas de todos os CPU da linha i7. Vale frisar que inserimos o novo i7-980X na tabela, pois, apesar de ele possuir mais núcleos e ter certas diferenças, ainda pertence à mesma série.
ModeloFrequênciaNúcleosMemória cacheTecnologia HTTipo de memóriaTurbo BoostSoquete
i7-8602,8 GHz48 MB (nível L3)Sim (emula 8 núcleos)DDR3 (até 1333 MHz)Até 3,46 GHzLGA 1156
i7-860s2,53 GHz48 MB (nível L3)Sim (emula 8 núcleos)DDR3 (até 1333 MHz)Até 3,46 GHzLGA 1156
i7-8702,93 GHz48 MB (nível L3)Sim (emula 8 núcleos)DDR3 (até 1333 MHz)Até 3,6 GHzLGA 1156
i7-9202,66 GHz48 MB (nível L3)Sim (emula 8 núcleos)DDR3 (até 1066 MHz)Até 2,93 GHzLGA 1366
i7-9402,93 GHz48 MB (nível L3)Sim (emula 8 núcleos)DDR3 (até 1066 MHz)Até 3,2 GHzLGA 1366
i7-9503,06 GHz48 MB (nível L3)Sim (emula 8 núcleos)DDR3 (até 1066 MHz)Até 3,32 GHzLGA 1366
i7-9603,2 GHz48 MB (nível L3)Sim (emula 8 núcleos)DDR3 (até 1066 MHz)Até 3,46 GHzLGA 1366
i7-9653,2 GHz48 MB (nível L3)Sim (emula 8 núcleos)DDR3 (até 1066 MHz)Até 3,46 GHzLGA 1366
i7-9753,33 GHz48 MB (nível L3)Sim (emula 8 núcleos)DDR3 (até 1066 MHz)Até 3,6 GHzLGA 1366
i7-980X3,33 GHz612 MB (nível L3)Sim (emula 12 núcleos)DDR3 (até 1066 MHz)Até 3,6 GHzLGA 1366
Intel Core i7 - Um exagero de processador!Quero um i7 no meu computador!
             Realizamos uma pesquisa para averiguar os preços dos processadores da linha Core i7, mas somente de saber o absurdo cobrado pela alta tecnologia qualquer um desanima. O modelo mais simples da série i7 (o i7-860) tem seu preço inicial em R$ 740, enquanto modelos mais robustos como o i7-940 são vendidos por aproximadamente R$ 1650.
É um exagero?
Adquirir um i7 só não é um exagero para quem realmente trabalha com programas que requisitam muito do processador. Jogadores e usuários que procuram um CPU robusto talvez nem devam pensar na hipótese de um i7, porque ele custa muito e não traz benefícios significativos.
             A linha de processadores Intel Core i7 é, sem dúvida, a mais potente do momento, contudo um usuário que adquire tal processador está comprando um PC que não precisará de atualização por muito tempo. Como já citado, profissionais devem investir na compra de um i7, porque ele faz toda a diferença na hora de renderizar vídeos e economizar tempo com tarefas banais.
Você já possui um Intel Core i3, i5 ou i7?
Há algum tempo publicamos um artigo  sobre os processadores mais antigos da Intel. Para complementar hoje postamos este novo texto com informações recentes dos novos CPUs da maior fabricante de processadores do mundo. O que você pensa sobre os novos processadores da Intel? Você já possui um dos modelos citados no texto? Compartilhe sua opinião com o Portal Baixaki e demais usuários.




FONTE: http://www.tecmundo.com.br

Leia mais: http://www.tecmundo.com.br/3904-quais-as-diferencas-entre-os-processadores-intel-core-i3-i5-e-i7-.htm#ixzz1wavUJvA8






Nenhum comentário:

Postar um comentário